Testar o Chatbot
O que Significa
Submeter baterias de perguntas variadas sobre o Chatbot para verificar o comportamento.
Na Prática
-
Explorar as similaridades dos vocábulos para submeter perguntas que não foram treinadas nas intenções e avaliar com qual grau de confiança o chatbot está respondendo.
-
Testar os fluxos de exceção, verificando o comportamento do chatbot em situações não previstas.
Dica do Especialista
-
Submeter perguntas com possíveis ambiguidades.
-
Criar baterias de testes que possam ser utilizadas nos testes de regressão. Desta forma, é possível garantir que as mudanças durante o desenvolvimento não impactarão os resultados já produzidos anteriormente.
-
Para testes manuais, a plataforma Serprobots gera de forma automática uma página de testes para o chatbot. Se não desejar realizar a integração, entre o portal/aplicativo e o chatbot, ainda na fase de desenvolvimento, utilize essa página para realizar os testes e/ou para disponibilizar ao cliente o acesso rápido ao chatbot.
Pensando na Experiência do Usuário
- Observar se as Máximas de Grice estão sendo seguidas:
- Máxima de Quantidade: nada mais que o necessário;
- Máxima da Qualidade: as informações devem ser verdadeiras e confiáveis;
- Máxima da Relevância: pertinente no contexto em questão;
- Máxima do Modo: forma clara e educada.
Entregáveis
Registros com as oportunidades de melhorias para o Chatbot.