Diálogos
O que é
O fluxo de diálogos é uma hierarquia de nós para organizar como o chatbot deve interagir com o usuário durante uma conversa. Cada nó de diálogo contém a condição para que seja exibida uma resposta.
Na prática
Define os possíveis caminhos pelos quais uma mensagem do usuário pode passar até ser respondida pelo motor de conversação. Para que o nó responda uma mensagem, ele precisa estar associado a uma condição que reconheça a mensagem.
Um nó pode fornecer várias respostas diferentes para aumentar a naturalidade da conversa.
Um fluxo de diálogos é composto por uma série de "nós" que representam as partes da conversa. Cada nó de diálogo possui condições de entrada para definir se orientar a conversa de acordo com os objetivos do chatbot.
Dentro de um diálogo, as unidades fundamentais são os "nós". Cada nó representa uma parte da conversa e contém informações sobre como o chatbot deve responder a determinadas entradas do usuário.
Fica a dica
Os diálogos geralmente estão integrados a intenções e entidades. As intenções ajudam a entender o que o usuário está procurando, enquanto as entidades ajudam a extrair informações específicas da mensagem do usuário.
Detalhes da tela
A tela apresenta o fluxo de diálogos que está instanciado no motor Watson da IBM. A opção Novo irá criar um novo nó na primeira posição do fluxo. Este nó que pode ser do tipo pasta ou diálogo.
A criação de Pastas auxilia na organização hierárquica dos diálogos do chatbot. A pasta divide os diálogos correlatos dentro de um assunto, tema ou área de domínio. Todos os diálogos vinculados a uma pasta obedecem às condições de entrada definida na pasta Pai. Os diálogos das Pasta Filhas serão executados na ordem sequencial da árvore de Pastas/Diálogos. Uma pasta pode conter ou não uma condição de entrada.
O diálogo define o que seu chatbot diz em resposta aos usuários.
Outra forma de inclusão de um Nova Pasta ou Novo Diálogo, é acessar os 3 pontinhos na Pasta ou Diálogo onde se pretende fazer a inclusão. Selecionar Novo Dialogo Filho ou Nova Pasta Filha. Diferente da inclusão pelo botão Novo, serão posicionados na hierarquia de interesse na árvore de diálogos.
Os 3 pontinhos permitem também Mover para deslocá-lo para o ramo da arvore Pasta ou Diálogo de destino. O Serprobots marca a pasta a ser movida (origem) para que seja selecionada a pasta de destino com as opções de Mover Acima ou Mover Abaixo.
Na opção dos 3 pontinhos pode-se Alterar o nó. Neste caso, será exibida uma janela para a edição do diálogo ou pasta, com várias opções de configuração:
Condição de entrada
O nó somente irá responder se todas as condições de entrada forem verdadeiras. As condições de entrada possíveis são: Intenção, Entidade, Condição Específica ou Canal.
Campo | Descrição |
---|---|
Intenção | Quando um diálogo está associado a uma Intenção, ou seja, quando o chatbot responder as perguntas similares às perguntas treinadas na intenção. |
Entidade | Quando um diálogo está associado a uma Entidade e responder no escopo daquela Entidade. Ou seja, no contexto no qual o valor de entidade é usado em uma sentença. |
Condição Específica | Quando um diálogo está configurado para responder as condições previamente exigidas por meio dos operadores lógicos E e OU (sintaxe programável). |
Canal | Selecionar quando um diálogo só deve ser acionado em um canal específico. |
Variáveis de contexto
As variáveis de contexto devem ser usadas em seu nó de diálogo para capturar com precisão as informações que você deseja localizar e armazenar na entrada do usuário.
Campo | Descrição |
---|---|
Variável | Definir o nome da variável de contexto no escopo do Diálogo. |
Valor | Definir o valor da variável que será armazenado. Para armazenar o valor de uma entidade em uma variável de contexto, use “.literal“ anexado ao nome da entidade. Exemplo: @email.literal |
Coleta de Informações
A coleta de informações é o recurso para armazenar informações fornecidas pelo usuário.
Campo | Descrição |
---|---|
Quando | Escolher entre uma intenção ou entidade. |
Valor do tipo | Selecionar uma intenção ou entidade. |
Salvar como | Informar o nome de uma variável de contexto. |
Se não, responder | Informar o texto que deverá ser enviado ao usuário enquanto a informação não for coletada. |
Respostas
A resposta do chatbot pode conter várias partes e cada uma delas pode ser de um tipo:
Campo | Descrição |
---|---|
Texto | Resposta gerada no formato texto com possiblidade do uso de formatação HTML para negrito, itálico, sublinhados, parágrafos, marcadores, links referenciados etc. Além disso, deve-se escolher o modo de exibição das respostas. |
Lista de Opções | Resposta construída com menu de opções com objetivo de segregar os diálogos em partes que facilitem a compreensão dos assuntos do chatbot . Muito usado para dirigir a navegação para assuntos relevantes do chatbot e evitar a digitação excessiva de interações. |
Imagem | A imagem deve estar disponível em um endereço público na Internet. |
Pausa | Informe o tempo em milissegundos que o chatbot irá aguardar antes de enviar a próxima resposta. |
Áudio | O aúdio deve estar disponível em um endereço público na Internet. |
Depois de responder
Campo | Descrição |
---|---|
Aguardar ação do usuário | Configuração padrão. Esperar a próxima ação do usuário. |
Direcionar | Escolher um diálogo para ser acionado. |
Avançado
Campo | Descrição |
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Desambiguação | Quando habilitado, o Watson poderá sugerir respostas quando houver uma ambiguidade entre condições de entrada. |
Desvio de entrada | Permite que outros nós sejam redirecionados para este. |
Desvio de saída | Permite que outros nós de diálogo sejam acionados. |
Desvio de saída quando há coleta de informações | Permite que outros nós de diálogo sejam acionados enquanto informações estiverem sendo coletadas. |
Para saber mais
Consulte o tutorial da plataforma Serprobots. Os tutoriais são roteiros com conteúdos práticos, incluindo passos, telas e informações relevantes para orientar os usuários da plataforma no desenvolvimento de chatbots.